Cuidado e atenção com as brincadeiras de pipa nas ruas
31 de julho de 2020 Sem categoria Júlia Pessoa Gomes

 

Nesse período de pandemia pela COVID 19, mesmo com as recomendações para manter o distanciamento social, a criançada acaba aproveitando o tempo livre para diversas brincadeiras e, uma delas, muito conhecida pelos piauienses, é a prática de empinar pipas, muito divertida, mas que também pode ser perigosa. É importante que as crianças não saiam de casa e mantenham o isolamento social necessário para evitar a contaminação pelo o Coronavírus, optem por brincadeiras que evitem a exposição nas ruas.

O perigo com pipas na rede de distribuição de energia aumenta nesse período devido às condições de fortes ventos, fazendo com que a pipa seja levada para bem próxima da rede elétrica e a linha se enrosque nos cabos de energia, interrompendo o fornecimento de energia elétrica e causando acidentes que podem ser até fatais. Quando esse tipo de acidente ocorre, pode afetar gravemente tanto quem está empinando a pipa, quanto a população em geral, que pode ficar sem energia ou ter algum dano nos eletrodomésticos.

Além dos acidentes que podem ocorrer com a prática, a Equatorial Piauí precisa direcionar equipe para o local para o atendimento de emergência e limpeza da rede de distribuição. Equipe que estaria direcionada a realizar manutenções e ações preventivas na rede elétrica. Para evitar interrupções e manter a segurança, a Equatorial Energia Piauí recomenda:

Em caso de ocorrências como a linha enroscar na rede elétrica ou a pipa ficar presa nos cabos, ou ainda situações de descarga elétrica, a Equatorial Piauí reforça para que as pessoas não tentem tirar a pipa ou a linha dos cabos energizados e entrem em contato com a Central 0800 086 0800 e informe o local com ponto de referência. A orientação é que as pessoas não se aproximem de fios e cabos, e que não toquem em pessoas que estejam em contato direto com a rede elétrica e liguem para o Samu no 192 e para a Equatorial.

Para alertar crianças sobre os perigos de soltar pipa próximo à rede elétrica, a Equatorial Piauí disponibiliza uma cartilha com dicas e jogos interativos para os pequenos brincarem de forma segura e responsável.

Baixe a cartilha educativa sobre pipa

 

Compartilhe:
Home | Equatorial Piaui